O que fazer em Ubatuba com crianças e em família

Criançada e praia combinam perfeitamente, mas os pequenos tem energia de sobra e, pra eles, nem sempre é suficiente passar o dia brincando na areia e no mar. Pensando nisso elaboramos esse artigo com dicas sobre o que fazer em Ubatuba com crianças. Claro, as dicas são válidas para famílias também.

Já que tocamos no assunto, talvez você queira conferir a nossa lista das melhores praias de Ubatuba para banho, onde selecionamos as treze melhores para crianças e para entrar no mar com segurança.

Vale lembrar que essa não é uma lista definitiva de passeios e atrativos para nossos filhos. Reunimos algumas ideias e sugestões de passeios para a criançada gastar a energia.

Agradecemos por compartilhar

Dicas sobre o que fazer em Ubatuba com crianças

Caso você não saiba, grande parte dos atrativos turísticos de Ubatuba estão concentrados na região central e arredores. Buscar atrativos e opções do que fazer com a criançada em locais afastados pode ser um pouco frustrante.

No verão a região central é extremamente movimentada, então planejar o passeio com antecedência garantirá momentos prazerosos ao invés de estresse.

Se você estiver na região sul, talvez seja interessante conferir o trânsito na região da Praia Grande em tempo real. Você também pode querer conferir o trânsito na Praia do Itaguá ao vivo. Nessas páginas você não encontrará câmeras ao vivo, apenas informações sobre o trânsito em tempo real, ok?

Vindo da região norte o trânsito é mais tranquilo, tanto pelo bairro do Perequê-Açú como pelo trevo municipal (um pouco mais movimento mas bem mais calmo que o trajeto a partir da região sul).

O que fazer em Ubatuba com crianças: passeios ambientalmente educativos

Dois dos atrativos mais procurados da cidade são o Aquário de Ubatuba e o Projeto Tamar. Uma ótima opção para a criançada se divertir e aprender ao mesmo tempo. Ambos tem suas atividades orientadas para a educação ambiental e, importante, para todos os públicos.

Os dois ficam entre o centro e o bairro do Itaguá, distantes cerca de 1 km um do outro. Vamos conhecer um pouco cada um deles?

O que fazer em Ubatuba com crianças: Visitar o Aquário de Ubatuba

Conheça o Aquário de Ubatuba

O Aquário de Ubatuba foi inaugurado em 1.996 é pioneiro em muitos sentidos. Ele é o primeiro do Brasil a introduzir o conceito de Tanque de Toque, onde os visitantes podem ter contato direto e aprender sobre algumas espécies.

Entre outras ações pioneiras, o Aquário de Ubatuba é o primeiro aquário privado do Brasil aberto ao público. Além disso, também foi o primeiro a montar um Tanque de Águas Vivas.

Mas ele é uma excelente opção do que fazer em Ubatuba com crianças não prioritariamente por pioneirismo. Além de um espaço infantil dedicado aos baixinhos, existem 17 recintos onde é possível conhecer mais de 350 animais de 100 espécies distintas.

O espaço é didático, com placas sinalizando e informando sobre cada uma das espécies. Além do Tanque de Toque, outro espaço que chama a atenção das crianças é o Pinguinário. Aliás, em horários específicos as crianças podem alimentar os animais depois de assistir a uma breve palestra onde podem aprender sobre a biologia desses queridos seres um tanto quanto desengonçados.

Cavalos marinhos, tubarões, arraias e outros tantos animais marinhos atiçam a curiosidade e o interesse das crianças que saem de lá com muitas informações novas sobre a vida marinha.

Além do Aquabar, há ainda a AquaLoja, com inúmeros produtos educativos e lembranças. Como o Aquário é totalmente coberto, ele também é uma excelente opção do que fazer em Ubatuba com chuva.

Visite o Aquário de Ubatuba no site do Ubatuba Guide para informações completas.

Talvez você queira assistir ao vídeo-tour do Aquário de Ubatuba que fizemos em parceria com o UG.

O Aquário de Ubatuba fica na Rua Guarani, 859, Centro/Itaguá.

Projeto Tamar em Ubatuba: uma ótima opção de passeio para as crianças

O que fazer em Ubatuba com crianças: Conhecer o Projeto Tamar

Diferente do Aquário de Ubatuba, onde há uma infinidade de espécies de animais marinhos, no Projeto Tamar seu filho poderá aprender sobre as Tartarugas Marinhas. Esses seres simpáticos que, tal como Golfinhos, é sempre um prazer encontrar. Visitar o Tamar é, sem dúvida, uma excelente opção de passeio para se fazer com crianças em Ubatuba.

Entretanto, apesar de ser um passeio muito agradável, é importante notar que o espaço não é totalmente coberto. Se o Aquário também é uma ótima opção de passeio mesmo em dias chuvosos, no Tamar é preciso de uma proteção extra.

Já em dias secos, sem chuva, o local é extremamente agradável e arejado, ótimo para passear com a família. Nas próprias instalações há um pequeno parquinho, além de um espaço educacional recreativo.

A dica é chegar por volta das 15h. Meia hora depois começa o cadastro das crianças para alimentar as tartarugas, que ocorre 16h. É um barato ver a criançada, e eles adoram.

O trabalho desenvolvido pelo projeto vai além das instalações físicas e há um trabalho junto as comunidades de pesca.

Recentemente produzimos um vídeo mostrando como chegar e outro apresentando o espaço. Você pode conferir no canal do Ubatuba Guide no YouTube.

O Projeto Tamar fica na Rua Antônio Atanázio, 273, 600 metros distante e bem sinalizado do Shopping Porto Itaguá.

O que fazer com crianças e com a família em Ubatuba: Compras e Lembranças

A criançada adora uma lembrancinha, assim como aqueles que não viajaram gostam de ser lembrados, certo? Confira algumas opções de passeios onde você pode adquirir lembrancinhas da viagem e de Ubatuba.

O que fazer com crianças em Ubatuba e com a família: Visitar a Feira de Artesanato de Ubatuba ou Feirinha Hippie

Conheça a Feirinha Hippie de Ubatuba

A Feirinha Hippie ou Feira de Artesanato de Ubatuba é um local muito procurado. Localizada na Av. Iperoig, na orla da Praia do Cruzeiro, bem no centro de Ubatuba, além de fácil acesso, oferece completa infraestrutura comercial nas proximidades.

É um ótimo lugar degustar pratos típicos do litoral. Você também encontrará sorveterias, pizzarias e tudo mais. Nas proximidades fica a Casa dos Artesãos de Ubatuba, Farol do Cruzeiro, Sobradão do Porto e muito mais.

Apesar de ser conhecida como Feira de Artesanato, é na Casa do Artesão que são comercializados artesanatos autênticos. Aliás, por valores muito justos.

Na Feirinha Hippie ainda existem artesãos mas o volume de produtos revendidos supera o artesanato. Contudo é um lugar onde a criança se esbalda.

Se desejar conhecer mais, confira o vídeo no YouTube sobre a Feirinha de Ubatuba que fizemos em parceria com o UG.

Passeio pela Rua Guarani e imediações: uma opção do que fazer com crianças em Ubatuba

Rua Guarani, ótima opção de passeio com crianças em Ubatuba

Apesar de estreita e bem curta, a Rua Guarani tornou-se um destino para quem busca diversas opções em um só lugar. Ela estende-se da Ponte sobre o Rio Tavares, onde fica o Aquário, até o Aeroporto de Ubatuba, a Praça do Trópico de Capricórnio e a Pistinha de Skate.

Em uma paralela fica a Rua Guaicurus e, na outra, a orla da Praia do Cruzeiro. Restaurantes, bares, lojas diversas, inclusive de artesanato para comprar lembrancinhas, assim como passeios agradáveis para crianças.

Na orla da praia existem diversos parques recreativos infantis, com destaque para o que fica atrás do Aquário de Ubatuba. Ele é mantido pelo Instituto Argonauta, coligado ao Aquário, e lá, entre outros brinquedos, a criançada pode se divertir em um pequeno barco.

O que fazer em Ubatuba com crianças

Esse artigo é um esboço, em breve será atualizado e trará mais informações sobre o que fazer em Ubatuba com crianças.

Página publicada em 07/08/2018 e revisada em 10/08/2018 por Deyves Martins