O que fazer em Ubatuba com chuva

Litoral, praia e chuva definitivamente são um combinação pouco desejada para adultos e, principalmente, para crianças. Pesquisamos algumas páginas com opções do que fazer em Ubatuba em dias chuvosos e notamos que praticamente todas destacam o Aquário de Ubatuba e o Projeto Tamar inicialmente.

Realmente são suas ótimas opções, entretanto, ao invés de repetir a mesma informação, apresentaremos outras alternativas daquilo que há para se fazer com chuva inicialmente e, ao final, falaremos um pouco sobre o Aquário e o Tamar, ok?

As principais opções do que fazer em Ubatuba com infraestrutura estão concentradas na região central. Nas regiões mais afastadas do centro os atrativos são quase exclusivamente naturais, tais como trilhas, cachoeiras etc.

Portanto, nesse artigo, nos concentraremos nos pontos e atrativos turísticos do centro de Ubatuba.

Compartilhe se acreditar que irá auxiliar outras pessoas

Considerações iniciais sobre o que fazer em Ubatuba com chuva

Historicamente os meses mais chuvosos em Ubatuba são dezembro, janeiro e fevereiro. Chuvas de verão, pancadas fortes, oras tão fortes que forçam a interdição de trechos de serra, oras causam alagamentos que dificultam a locomoção, tanto na região central como em regiões mais afastadas.

O período de estiagem, chamado inclusive de temporada das trilhas em Ubatuba, vai de maio até agosto.

Em outros períodos é bem comum uma intensa e contínua garoa. Em 2018, atipicamente, ela perdurou do início de setembro até o início de novembro. Além disso, com ela, podem ocorrer ventos que derrubam a sensação térmica.

Fato é que Ubatuba é uma cidade onde a chuva é uma incógnita e, se você já reservou a hospedagem e não há a possibilidade de cancelar ou reagendar, as dicas que virão a seguir podem ser uma válvula de escape para você que está em busca do que fazer em Ubatuba com chuva.

Importante: o que não fazer com chuva em Ubatuba

Algo muito importante a se mencionar é que fazer trilhas, visitar cachoeiras e até mesmo ir para contratar passeios de escuna e lancha em Ubatuba para as ilhas de Ubatuba são opções do que não fazer em Ubatuba com chuva.

Trilhas ficam muito escorregadias, com risco de erosões e queda de raios. Nas cachoeiras o risco fica por conta das trombas d’água e, além do mar turbulento, há risco de tempestades e raios na ida ou no retorno para as ilhas.

Ao planejar tais atividades, considere também as chuvas nos dias anteriores.

Dicas gerais para dias chuvosos em Ubatuba

Apesar de soar algo improvável, procure se desconectar da internet. Viajar para navegar pelas redes sociais pode se tornar mais entediante que ficar em casa assistindo maratonas de séries preferidas.

Há opções do que fazer em Ubatuba em dias chuvosos e aqui seguem algumas opções gerais:

  • Coloque a leitura em dia. Na região central há diversos locais onde encontrará abrigo, sem tantos ruídos, para mergulhar em uma prazerosa leitura. Você talvez queira visitar a Biblioteca Municipal para ler algum livro sobre a história de Ubatuba. Ela fica na Praça 13 de Maio e funciona entre segunda e sexta, de 09h até 17h.
  • Caso esteja viajando com amigos(as) em com a família, verifique se a hospedagem oferece um salão de jogos. Se não estiver disponível, traga jogos de tabuleiro que permitam participar entre 2 e 6 pessoas, assim como cartas. Não é uma solução, mas oferece distração e, com sorte, a chuva passará.
  • Visite espaços fechados, tais como igrejas, museus e outros que falaremos mais tarde.
  • Quilombos e aldeias indígenas oferecem espaços cobertos. Uma oportunidade singular para aprender sobre as matrizes culturais de Ubatuba. A Aldeia Indígena Renascer fica na altura da Praia do Prumirim. Alguns quilombos: Caçandoca, Praia da Fazenda e na Praia do Camburi.
  • Por fim há também outras duas opções, comprar um guarda chuvas ou simplesmente tomar aquele banho de chuva e deixar a energia fluir. Talvez apenas um dia, pois pode voltar para a casa com uma gripe daquelas.

Opções para todos os públicos do que fazer em Ubatuba com chuva

Se você está viajando sozinho(a), provavelmente irá se interessar por atividades interativas. Além de conhecer pessoas, talvez queira aproveitar os habituais dias chuvosos em Ubatuba para visitar locais históricos.

Com uma capa de chuva ou um guarda-chuvas, poderá explorar a cidade.

Agora, se irá visitar Ubatuba a dois e o tempo virou, a melhor opção é aproveitar a hospedagem e jantar fora.

Com a família, há alguns passeios interessantes, como locais históricos. Praia, chuva e crianças podem resultar em dias entediantes.

Para todos os casos, seguem algumas dicas do que fazer em dias chuvosos por Ubatuba.

Locais cobertos e protegidos da chuva para visitar durante o dia em Ubatuba

Durante o dia é possível conhecer algumas atrações históricas no centro de Ubatuba, tal como a Igreja Matriz de Ubatuba e o Sobradão do Porto.

Igreja Matriz de Ubatuba, uma opção do que fazer em Ubatuba com chuva

Em dias chuvosos, faça uma viagem no tempo e conheça a Igreja Matriz de Ubatuba.

Outras opções de lugares para visitar com chuva em Ubatuba durante o dia:

  • Seja para comprar ou conhecer as espécies, o Mercado de Peixes de Ubatuba é um local que reúne pescadores locais.
  • A Casa do Artesão é um ótimo lugar para comprar lembranças e também para conhecer artesãos da cidade.
  • Existem algumas galerias pela região central, entretanto, além de lojas diversas, o Shopping Porto Itaguá é o único com sala de cinema na cidade e tem ainda espaço infantil e praça de alimentação.

Essas são apenas algumas sugestões de locais para visitar e conhecer em Ubatuba com chuva durante o dia. Há diversas outras, tais como os museus do Automóvel, Memorial Ciccillo Matarazzo, Washington de Oliveira, entre outros locais de interesse.

Passeios e locais para visitar em Ubatuba com chuva durante a noite

Ubatuba com chuva durante a noite tem opções limitadas de passeios e aquilo que há para se fazer acaba ficando restrito aos bares, pizzarias e restaurantes. Diversas baladas e casas noturnas sequer funcionam na baixa temporada, algo que restringe ainda mais as opções.

Há uma página sobre o que fazer em Ubatuba a noite, com outras alternativas de passeios, tanto na alta como na baixa temporada. É uma página mais aprofundada, mas não necessariamente apenas com opções para dias chuvosos.

Vamos resumir indicando locais de grande fluxo turístico ao invés de focar em atrativos específicos. Os três principais locais onde estão concentrados bares, pizzarias e restaurantes são a Av. Iperoig, no centro, Rua Guarani, entre o centro e o Itaguá, e a Av. Leovigildo Dias Viera, que margeia toda a Praia do Itaguá. Durante a temporada de verão também há grande fluxo turístico na marginal da Praia Grande.

Na Avenida Iperoig e arredores você encontrará diversas opções de passeios, com ou sem chuva. A mais visita, por todos os públicos, é Feirinha de Ubatuba. Ao lado há uma praça de alimentação, porém descoberta e, atravessando a avenida, fica a Casa do Artesão.

Ao caminhar pelo calçadão você encontrará alguns bares, poucos com música ao vivo, assim como restaurantes, pizzarias e uma ou duas lojas de artesanato.

Pessoas e carros transitando a noite na Av. Iperoig, um dos locais mais procurados por quem está em busca do que fazer em Ubatuba com chuva durante a noite

Feirinha de Artesanato de Ubatuba, um dos passeios mais procurados por quem busca o que fazer em Ubatuba com chuva

Na Rua Guarani, entre o centro e o bairro do Itaguá, você também encontrará opções de bares, restaurantes e pizzarias.

Nela, porém, você encontrará um número maior de lojas. O comércio na Guarani é bem variado e as opções se estendem para as transversais e na Rua Guaicurus, paralela a ela.

Rua Guarani durante a noite, um ponto de encontro de pessoas de todas as idades em busca do que fazer em Ubatuba com chuva

Bares, pizzarias e restaurantes na Rua Guarani são uma alternativa do que fazer em Ubatuba com chuva durante a noite

O que fazer em Ubatuba com chuva: passeios mais procurados

Tanto o Aquário como o Tamar são duas das melhores opções do que fazer em Ubatuba com crianças mas, claro, são locais visitados por todos os públicos, com chuva ou com tempo aberto.

Os dois tem suas atividades voltadas para a educação ambiental e possuem fácil acesso.

O que fazer em Ubatuba com chuva: Visite o Aquário de Ubatuba

Conheça o Aquário de Ubatuba

Inaugurado em 1.996, o Aquário de Ubatuba foi o primeiro aquário do Brasil a introduzir o conceito de Tanque de Toque, proporcionando aos visitantes o contato direto com algumas espécies.

Todo o circuito é coberto, o que faz dele uma ótima opção de passeio em Ubatuba com chuva. O circuito é composto por 19 recintos, onde se pode conhecer mais de 100 espécies diferentes.

O destaque fica para os tubarões, pinguins e arraias. Mas há inúmeras outras espécies que despertam atenção dos visitantes, tais como o peixe leão, moreia, águas vivas e diversas outras.

O circuito é autoguiado e conta com placas informativas sobre os animais e conta ainda com dois espaços abertos ao público: A AcquaLoja, com uma infinidade de livros e brinquedos educativos, além de lembranças; Por sua vez, o AcquaBar fica nos fundos do Aquário, com vista para a Praia do Itaguá e onde encontra-se um parque recreativo mantido pelo Instituto Argonauta.

Visite o Projeto Tamar em Ubatuba

O que fazer em Ubatuba com chuva: Conheça o Projeto Tamar

Apesar do Centro de Visitantes do Tamar ser listado nas principais páginas sobre o que fazer em Ubatuba, o circuito não é totalmente coberto.

Além de aprender sobre a biologia das tartarugas marinhas, há diversas atividades no Centro de Visitantes do Projeto Tamar de Ubatuba.

É um ótimo lugar para distrair as crianças e, para os pequenos, há um espaço recreativo infantil, um pequeno parquinho e um barco, que elas adoram.

Algo que os pequenos adoram é a oportunidade de alimentar as tartarugas. A alimentação ocorre 16h, porém eles sugerem chegar 15h30 para realizar um rápido cadastro e preparar luvas e tudo mais para essa experiência.

O Tamar é uma excelente sugestão de passeio para todas as idades. É possível aprender sobre as cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil. Geralmente você encontrará quatro delas nos tanques da base, porém os monitores explicam sobre todas elas.

Assim como no Aquário, por lá você encontrará uma loja, com roupas, acessórios e lembranças diversas. Ótima pedida para presentear.

Também há um quiosque para se alimentar. Esporadicamente são realizados eventos e shows musicais, durante a noite, no espaço conhecido como Circo Navegador.

Acima encontra-se o link para visitar a página e conhecer mais sobre a base e centro de visitantes do Tamar aqui em Ubatuba.

Outras referências sobre a Praia do Cruzeiro

Praia do Cruzeiro no site Ubatuba Guide.

Veja também

Algumas outras referências que talvez lhe interessem.

Página publicada em 31/10/2018 e revisada em 15/05/2019 por Redação Go Ubatuba