As 13 melhores praias de Ubatuba para banho

Esse artigo não pretende de ser uma lista definitiva das melhores praias de Ubatuba para banho, tampouco apresenta todas as opções. O objetivo é apenas fornecer alternativas de praias onde você pode entrar com segurança no mar. Especialmente se estiver com crianças ou jovens senhores.

As melhores praias de Ubatuba para banho, descritas ao longo do artigo, estão divididas por região. Começamos pelo centro, mas se você desejar pode pular para a lista da região sul ou da região norte.

Você também podere quer ir direto para uma praia específica descrita nesse artigo. No Centro: Tenório, Perequê-Açú, Cedrinho. Região Sul: Enseada, Santa Rita, Sete Fontes, Domingas Dias, Lagoinha. Região Norte: Alto, Félix, Ubatumirim, Almada e Fazenda.

Compartilhe se acreditar que irá auxiliar outras pessoas

Melhores praias de Ubatuba para banho na região central

Das 92 praias de Ubatuba no continente, apenas 8 ficam no centro. Apesar disso é a região onde concentram-se alguns dos principais atrativos turísticos. É também no centro e arredores onde a vida noturna é mais agitada.

Na região estão duas das melhores praias de Ubatuba para banho, Tenório e Perequê-Açú.

voltar ao topo

Praia do Tenório, uma das melhores praias de Ubatuba para banho, famílias e crianças

Praia do Tenório: boa para banho, crianças e famílias

A Praia do Tenório reúne inúmeras características que a tornam uma das mais frequentadas da cidade. Além de ser uma excelente praia de Ubatuba para banho, suas areias são ótimas para a criançada brincar.

Além de bons quiosques, há comércios variados em toda sua orla. Por ter ondas constantemente, Tenório também é uma boa praia para bodyboard. No centro há uma base fixa dos guarda vidas e isso não acontece por acaso.

A correnteza é forte e, no extremo direito, há um canal com buracos e onde a correnteza puxa quem entra por ali. Há alguns anos os bombeiros decidiram demarcar o trecho com placas e faixas para evitar a entrada de banhistas. Você realmente deve evitar entrar no mar por ali.

Se desejar brincar no mar com prancha, os melhores lugares são o centro da praia e o extremo esquerdo. Caso esteja com crianças ou banhistas sem prática, o cantinho esquerdo é o mais indicado.

Algumas informações interessantes é que a Ilha Anchieta pode ser vista do Tenório. É comum caminhar pela costeira em ambos os lados, sendo que pelo lado direito é possível chegar até a Praia Grande.

Existem três entradas principais e elas dão acesso aos extremos e centro da praia.

Referências

voltar ao topo

Praia do Perequê-Açú, excelente para banho, stand up paddle e sup surf

Praia do Perequê-Açú: tradicional e popular

Uma característica comum entre as praias mais facilmente acessadas no centro é que todas possuem boa infraestrutura comercial e turística. A Praia do Perequê Açú figura não somente na lista das melhores praias de Ubatuba para banho, como também é excelente para a prática de diversos esportes aquáticos.

Em suas areias são realizadas aulas de surf para crianças e, suas ondas, são procuradas por surfistas de todos os níveis, além de praticantes de SUP e SUP Surf.

Diferente do Tenório, as areias do Perequê-Açú são mais escuras e difíceis de se soltar da pele. No Perequê há menos correnteza também, em qualquer ponto da praia, sendo que o extremo direito é praticamente uma piscina.

Por ser uma praia rasa e cuja arrebentação é mais para o fundo, é uma praia segura para banhistas com pouca prática, crianças e idosos.

Outra diferença entre as duas, distante 6 km uma outra, é a extensão. Cerca de três vezes maior, a praia do Perequê tem aproximadamente 1,8 km de extensão, enquanto a do Tenório mede aproximados 600 metros.

É na Praia do Perequê que fica a central dos guarda vidas de Ubatuba. Segurança extra que justifica sua posição na lista das melhores praias de Ubatuba para banho.

A Praia do Perequê-Açú é facilmente acessível pela rodovia para quem vem da região norte ou sul. Acesso fácil e rápido também pela região central.

Referências

voltar ao topo

Praia do Cedrinho, uma das melhores para mergulho livre

Praia do Cedrinho: uma das melhores para mergulho livre

No centro da cidade, Praia do Cedrinho destaca-se por ser um excelente local para a prática de mergulho livre. Note que existem duas praias do Cedro em Ubatuba, Cedrinho e a Praia Cedro do Sul. Essa é acessível pelo mar ou pela Trilha das Sete Praias.

Ambas são ótimas para banho, mas o do Cedrinho, no centro, é a que nos referimos aqui. Ela é uma praia de tombo, mas tem pouca correnteza, ótima para banho de mar.

Apesar de ser comum a presença de crianças em suas areias, é preciso ter atenção com elas. Não é possível avançar no mar, pois fica fundo muito rapidamente. Boias, camisas de flutuação ou coletes tornam a brincadeira mais segura.

Já para os mais crescidinhos, uma máscara, snorkel e nadadeira, asseguram a diversão. É comum o avistamento de tartarugas marinhas por ali.

Outra opção do que fazer é remar de stand up paddle ou caiaque. Eles podem ser alugados no único quiosque que há no local.

Por fim, em suas costeiras avança-se com facilidade. Elas são muito procuradas para a pesca de vara e anzol.

A Praia do Cedrinho é acessível por trilha leve, com margens amplas, bem marcada e com algumas pequenas erosões. O acesso é o mesmo da Praia do Tenório, passando ainda pela Praia Vermelha do Centro.

Referências

Melhores praias do sul de Ubatuba para banho

Em comparação com o norte de Ubatuba, a região sul possui 24 praias a mais, sendo que a contagem é de 54 contra 30. Enquanto a região norte é mais selvagem, a sul tem praias e bairros com mais infraestrutura comercial. Nela encontram muitas das melhores praias de Ubatuba para banho e vamos conhecer algumas abaixo.

voltar ao topo

Praia da Enseada, figura na lista das melhores praias de Ubatuba para banho por suas águas calmas

Praia da Enseada: extensa, com trilha próxima e de fácil acesso

Com águas calmas durante todo o ano, a Praia da Enseada merece figurar na lista das melhores praias de Ubatuba para banho. Mas não somente para tal fim, é boa para aprender a remar de stand up paddle ou de caiaque.

Ao longo de mais de 1.600 metros de extensão, todos os pontos da praia são seguros e banhistas de todos os níveis podem curtir o mar com tranquilidade. No local sequer há a presença de guarda vidas, mesmo temporários.

Se você deseja aproveitar o dia de praia e sol com segurança para os filhos, sentirá segurança em deixar os pequenos brincarem no mar enquanto aproveita os serviços de quiosques e a ampla faixa de areia.

Além da boa infraestrutura comercial na orla, há também a oferta de passeios para a Ilha Anchieta. A Praia da Enseada é um dos pontos mais próximos da ilha no continente.

Mas se, além de banhar-se no mar, aprecia fazer trilha, no extremo esquerdo há a Trilha da Ponta da Espia. Em cerca de 40 minutos de caminhada é possível chegar em 5 praias. Prainha da Enseada, Praia de Fora, do Tapiá ou Xandra, Itapecerica e Godói.

Referências

voltar ao topo

Praia da Santa Rita, muito procurada e uma das melhores praias do sul de Ubatuba

Praia da Santa Rita: uma das melhores praias do sul de Ubatuba

Devido a grande demanda de turistas que desejam conhecer a Praia da Santa Rita, como aconteceu no verão de 2018, em determinados períodos ficou imprópria.

Isso não faz com que deixe de merecer figurar na lista das melhores praias de Ubatuba para banho. Mas vale sempre checar a condição das praias no site da Cetesb, que acompanha a qualidade das águas nas praias do litoral norte.

A famosa escadaria onde todos fazem fotos conduz até uma praia tranquila, de águas cristalinas. Vale ressaltar que duas condições são essenciais para que as águas fiquem transparentes e esverdeadas. Sol e chuva.

Em outras palavras, após dias seguidos de chuvas as águas de todas as praias costumam ficar turvas. Isso se dá por conta da limpeza que as chuvas promovem em zonas costeiras. Por sua vez, a presença de sol intenso leva luz ao fundo do mar e amplia a visibilidade da água.

Retomando a Praia da Santa Rita que, sob as condições propícias, tem águas transparentes. Trata-se de um lugar paradisíaco, tanto no acesso, como em sua orla. Não há comércios ou quiosques, então, além de ser ótima para banho, também é reservada. Muito frequentada por famílias e casais jovens.

O acesso é fácil e rápido a partir da rodovia e se dá através de um condomínio. Ela fica entre a Praia da Enseada e a Praia do Perequê-Mirim que, aliás, é acessível pela costeira a partir dela.

Leve alimentos, líquidos, cadeiras e tudo mais para passar o dia.

Referências

voltar ao topo

Praia das Sete Fontes, mar tranquilo e águas limpas fazem dela uma uma das melhores praias de Ubatuba para banho

Praia das Sete Fontes: isolada, é acessível por trilha ou embarcações

A Praia das Sete Fontes consta na seleção das melhores praias de Ubatuba para banho principalmente pela limpeza de suas águas.

Por lá habitam muitos pescadores, uma comunidade na verdade. Alguns tem no comércio através dos quiosques na orla, bem como nos passeios de barco, um complemento da renda.

Os valores praticados nos quiosques é um pouco acima da média. É preciso considerar a complexidade de transportar e armazenar produtos naquele isolado local. Já os passeios de barco são mais acessíveis. Você pode ir por trilha e voltar de barco, por exemplo.

São pessoas simples, com muitas histórias para contar. Boa oportunidade para conhecer a cultura e meio de vida tipicamente caiçara.

Por sua vez, a praia tem águas claras, translúcidas e o visual é impressionante. Totalmente cercada pela mata, na linha do horizonte, distante, é possível observar a Ilha do Mar Virado.

A Trilha das Sete Fontes começa na Praia da Ribeira e passa pela paradisíaca Praia do Flamengo, que também é uma ótima praia de Ubatuba para banho.

Entre a Ribeira e o Flamengo é uma trilha fácil. Já entre o Flamengo e a Praia das Sete Fontes é considerada de nível médio. Trecho de subida íngreme que começa entre casas e depois segue por uma longa escadaria. Depois trecho de terra por meio da mata nativa.

Referências

voltar ao topo

Praia Domingas Dias, ao lado do Lázaro e com mar sereno, também é uma das melhores praias de Ubatuba para banho

Praia Domingas Dias: sombreada, sem quiosques e tranquila

Acessada pelo Condomínio Pedra Verde, a Praia Domingas Dias é muito procurada por famílias por suas águas serenas. Não apenas calmo, o mar é limpo e, por isso, está inserida na lista das melhores praias de Ubatuba para banho.

É um excelente lugar para remar de stand up paddle e caiaque. Apesar de não haver quiosques em sua orla, em períodos mais movimentados são alugados caiaques e pranchas de sup. Ambulantes caminhando não são tão comuns, mas existem algumas barracas de alimentos e carrinhos de sorvete.

Em dias ensolarados e sem chuvas, suas águas são translúcidas. Por ser uma praia rasa, é possível avançar bastante no mar e, ainda assim, avistar os pés pisando na areia.

Tartarugas marinhas sempre dão o ar da graça pela Domingas Dias e, não raro, você terá a oportunidade de vê-las nadando tranquilamente por ali.

No extremo direito há uma pequena bica de água doce. Bom para tirar o sal do corpo, hidratar e refrescar.

Para quem gosta de caminhar, é possível retornar pelo corredor de acesso e atravessar a ponte para a Praia do Lázaro. Ela também é uma ótima praia para banho, assim como para remar de SUP e caiaque.

No extremo esquerdo da Praia do Lázaro, onde você encontra muitos quiosques, é possível chegar até a Praia da Sununga. É lá que fica a Gruta que Chora.

Referências

voltar ao topo

Praia da Lagoinha, em uma região com muitas belezas naturais, é uma excelente praia de Ubatuba para banho

Praia da Lagoinha: rasa e muito frequentada por famílias

No extremo sul de Ubatuba, a Praia da Lagoinha é uma das mais procuradas por famílias, principalmente com crianças. Não é a toa e justifica a grande procura por ela como sendo uma ótima praia de Ubatuba para banho de mar.

Suas águas são limpas e as águas ficam no meio termo entre cristalinas e turvas. Um mar extremamente delicioso de se entrar, especialmente por ser rasa e poder avançar com segurança.

Em alguns pontos, principalmente no direito, próximo da Praia do Sapê, as ondas que se formam são excelentes para a prática de SUP Surf.

Já pelo outro extremo há um rio e um grande mangue. Por ali inicia/termina a Trilha das Sete Praias, que leva até a Praia da Fortaleza. Além da Fortaleza, as praias acessíveis por essa trilha também são excelentes para banho.

Ao longo de sua orla, que tem aproximadamente 2,5 km de extensão, você encontrará poucos quiosques. É um ótimo lugar para relaxar e aproveitar o dia de praia. Como se não bastasse, o visual é simplesmente incrível, onde o tempo passa sem ser notado.

O acesso principal é pela portaria do condomínio, mas existem outras entradas. Pode-se chegar até ela caminhando pela orla da Praia do Sapê ou da Maranduba. Além disso é facilmente acessada pelas margens da Rio-Santos.

Referências

Melhores praias de Ubatuba no lado norte

A região norte de Ubatuba é o último trecho do litoral de São Paulo, já na divisa com o Rio de Janeiro. Talvez por isso a especulação imobiliária e o desenvolvimento chegaram, e continuam a chegar, num ritmo menor. O resultado disso, claro, é a preservação do meio ambiente.

Com algumas pouquíssimas exceções, todos os bairros são mais rústicos. Alguns gostam de chamar de selvagens, e não é para menos. Cachoeiras, trilhas, praias em área de proteção ambiental e muito mais para quem gosta de ecoturismo ou simplesmente curte e respeita a natureza.

Listamos abaixo apenas algumas das melhores praias de Ubatuba no lado norte (região norte) para banho de mar.

voltar ao topo

Praia do Alto vista ao longe, de onde não se pode perceber que é uma das melhores praias de Ubatuba para banho de mar

Praia do Alto: acessível por trilha e próxima ao centro

Apesar de próxima da região central, a Praia do Alto é acessível apenas por trilha, o que a torna menos frequentada e, consequentemente, suas águas são limpas, algo que a faz ser uma excelente praia de Ubatuba para entrar no mar.

Mas não apenas por isso, a visibilidade debaixo da água é incrível e o mar é calmíssimo. Um lugar excelente para banhistas dos mais diversos níveis de prática no mar. Crianças podem brincar com total segurança, tanto no mar como em suas areias, pois é uma delícia.

Sombra é algo que no verão é muito disputada. Tem boas sombras, mas não o suficiente para abrigar todos do sol. Além disso a faixa de areia não é muito ampla, assim como sua extensão. Mas esse não é um grande problema, pois a Praia do Alto nunca fica abarrotada.

Em sua orla há apenas um quiosque, que funciona de setembro até maio/junho. Próximo a ele, que fica no extremo esquerdo da praia, há uma bica de água potável. A queda é bem baixa, na altura do quadril, bom para matar a sede, mas não para se refrescar tomando aquela ducha.

Caso tenha disponível, leve máscara, snorkel e nadadeira. Não se arrependerá.

Referências

voltar ao topo

Praia do Félix, trilhas, ondas para surfar e uma piscina no lado direito, fazendo dela uma das melhroes opções para banho de mar entre as praias de Ubatuba

Praia do Félix: um pouco de tudo em um só lugar

É sempre difícil saber por onde começar quando se trata da Praia do Félix. Para se ter uma noção, encare o desafio: Como você descreveria uma praia onde há trilhas em ambos os lados que levam, cada uma, até outra praia incrível?

E se essa praia fosse ótima para remar de sup, praticar surf e bodyboard, praticar mergulho livre e – para apimentar o desafio – ser segura para crianças de todas as idades?

Deu pra sentir a complexidade que é falar sobre a Praia do Félix, não é? Acredite, tudo isso não é falsa propaganda e, de quebra, é uma praia muito bem frequentada. Claro, há exceções, feriados prolongados em períodos quentes, virada de ano, carnaval, etc.

No geral a praia é limpa, pois quem a frequenta respeita e zela. Afinal, quem não quer praia suja sabe que a limpeza depende apenas de si. Recolher o próprio lixo é prática comum entre os frequentadores.

O lado direito é o mais frequentado e onde o mar é uma piscina natural, sem ondas. Caminhando pela água com maré baixa e pela costeira quando a maré sobe, chega-se na Praia do Português.

Já no outro extremo as condições mudam, ondas cavadas e tubulares, correnteza e mar bravio. Local muito procurado por jovens e praticantes de surf e bodyboard. Lá no cantinho inicia a trilha que leva até a Praia das Conchas.

A presença da Praia do Félix na lista das melhores praias de Ubatuba para banho é muito justa!

Referências

voltar ao topo

Praia do Ubatumirim, grande piscina natural faz-na ilustrar a lista das 13 melhores praias de Ubatuba para banho

Praia do Ubatumirim: rasa e imensa piscina

Uma característica que chama a atenção de quem chega na Praia do Ubatumirim pela primeira vez, é a tranquilidade, tanto do lugar como do mar. Talvez por isso os dados revelam Ubatumirim como uma boa praia de Ubatuba para banho de mar, segundo nossos visitantes.

Ubatumirim é uma praia rasa, onde avança-se com segurança no mar. Aliás, no extremo direito pode-se ir caminhando pelo mar até a Praia da Justa.

Por ali também, com maré baixa, pode-se ir caminhando até a Ilha do Maracujá. Mas essa travessia não garantimos, pois além das condições da maré, fatores como estatura influenciam. Pode ser necessário nadar, mas sem grandes preocupações, pois não há correnteza em toda a Praia do Ubatumirim.

No extremo esquerdo, atravessando o Rio, chega-se na Praia do Estaleiro. Ela não figura nessa lista apenas por estatística, mas ambas poderiam constar facilmente entre as melhores praias de Ubatuba para banho de mar.

São praias limpas, com águas um pouco turvas por conta do volume de água doce que desemboca em suas águas.

A orla das duas juntas possuem cerca de 4 km de extensão. Não apenas de faixa de areia, mas de mar sem correnteza e ondas, ótimo para crianças e banhistas de todos os tipos caírem no mar e se esbaldarem com total segurança.

Mas, fica o alerta, sempre repeite o mar, nadar sob efeito de álcool sentindo-se um(a) nadador(a) olímpico(a) pode não dar bons resultados.

Referências

voltar ao topo

Praia da Almada, uma das melhores praias de Ubatuba para banho e famílias

Praia da Almada: próxima de área de proteção ambiental

Um dos destinos preferidos por famílias, a Praia da Almada tem suas peculiaridades. Quem aprecia o lugar, ou retorna para visitar ou hospeda-se por ali mesmo!

É um lugar familiar, onde famílias com crianças e casais encontram tranquilidade. Avizinha-se a Praia do Engenho que, por sua vez, através de uma trilha que inicia no centro da praia, tem-se acesso a Praia Brava da Almada. Em seu extremo, caminhando, chega-se a outra praia: Laço da Cavala.

A Brava da Almada é a primeira praia de Ubatuba, sentido Paraty, em área de proteção ambiental. Entretanto ela é muito conhecida pelo surf, com mar traiçoeiro e acessível apenas por trilha. Com cautela é um excelente lugar para entrar no mar, mas se notar grandes ondas, redobre a atenção.

Tanto a Praia do Engenho como a da Almada tem mar calmo, águas limpas e cristalinas. Por isso ambas merecem figurar na lista das melhores praias de Ubatuba para banho. Também são excelentes para a prática de alguns esportes aquáticos, tais como stand up paddle, caiaque e mergulho livre.

O acesso é por uma estrada asfaltada e estreita, que exige atenção, especialmente em períodos mais agitados. Por ela trafegam ônibus e outros veículos grandes e é bem sinuosa.

Ao visitar pela primeira vez notará que há uma boa infraestrutura comercial na orla. Variedade de opções e bom atendimento. Por ali ocorre o tradicional Festival de Camarão da Almada.

Referências

voltar ao topo

Praia da Enseada, figura na lista das melhores praias de Ubatuba para banho por suas águas calmas

Praia da Fazenda: fechando com chave de ouro a lista das melhores praias de Ubatuba para banho

A qualidade da água do mar na Praia da Fazenda é excelente. Por isso, pelos motivos apresentados abaixo e outros tantos, encerramos a lista das 13 melhores praias de Ubatuba para banho com a querida Fazenda.

É nela que está localizado o Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Picinguaba. Além disso ela é uma das praias de Ubatuba em área de proteção ambiental e, como se não bastasse, com quase 3,5 km de extensão e ampla faixa de areia, é rasa, há pouca correnteza e as ondas são pequenas.

Veículos também não chegam até a orla da praia. É preciso estacionar diante do Centro de Visitantes do PESM, onde há duchas e banheiros também. Depois é preciso caminhar por poucos metros até a praia.

Com duas ou três exceções, não há imóveis residenciais ou comerciais no bairro ou na orla. Aquilo que se encontra é um imenso manguezal, rios, trilhas, enfim, natureza em seu esplendor. Para quem curte ecoturismo, pode-se contratar diversas opções de passeios diretamente com a equipe do Núcleo Picinguaba.

Por fim, se você procura uma excelente opção de praia para banho, onde também encontrará privacidade e a natureza em seu estado primitivo, eis uma excelente opção para inserir na agenda de lugares para conhecer em Ubatuba.

Referências

As praias da Ilha das Couves e da Ilha do Prumirim também são ótimas para banho e para mergulho livre.

Outras referências

Veja também

Algumas outras referências que talvez lhe interessem.

Página publicada em 01/04/2018 e revisada em 15/05/2019 por Redação Go Ubatuba